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La Palabra
versão impressa ISSN 0121-8530
Resumo
DUMONT, Gabriel. Estudo da transtextualidade no cinema de Quentin Tarantino. La Palabra [online]. 2021, n.40, e102. Epub 11-Out-2021. ISSN 0121-8530. https://doi.org/10.19053/01218530.n40.2021.12542.
O cinema e a literatura têm amplas e importantes relações práticas e teóricas. Em re lação a essas últimas, a teoria da transtextualidade, criada por Gérard Genette, tem tido um papel fundamental, dado o extenso número de referências feitas sobre obras audiovisuais e literárias em outros filmes. Nesta área, Quentin Tarantino é o realizador mais renomado na atualidade, graças às múltiplas e especiais conexões transtextuais que faz nas suas longa-metragens. Portanto, aplicamos os tipos de transtextualidade expostos por Genette junto às noções cinematográficas de Robert Stam e outros teóricos a partir dos seus postulados para estudar e exemplificar algumas das mais notórias na filmografia de Tarantino, e demostrar a importância disto na sua autoria e na nomeada relação entre a literatura e o cinema.
Palavras-chave : análise filmica e cinematográfica; Gérard Genette; intertextualidade; Quentin Tarantino; transtextualidade.