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Memoria y Sociedad

versão impressa ISSN 0122-5197

Resumo

ROJAS COCOMA, Carlos. Tradição ou revolução: invenção da arte colonial na historiografia colombiana da década de I960. Mem. Soc. [online]. 2012, vol.16, n.32, pp.54-69. ISSN 0122-5197.

Os anos sessenta foram cruciais para a consolidação da disciplina artística na Colômbia, levando a reconstruir a história da arte do país. Nesses anos a produção artística do período colonial neogranadino foi estudada por autores que deram forma e consolidaram a categoria arte colonial. Esta categoria, longe de ser homogénea, foi determinada por cada autor de acordo com os seus horizontes teóricos e seus respectivos lugares de produção. Como resultado deste processo estabelece-ram-se duas formas de legitimação: pela via da tradição e pela via da ruptura e transgressão. O objetivo deste artigo é, a partir deste fenômeno, compreender o mecanismo da produção historiográfica e a definição de lugares de experiéncia, verdade e observação, no instante em que a disciplina da história da arte é consolidada no contexto local.

Palavras-chave : Historiografia; história da arte; história da arte colonial; Arte colonial; historiografia; história; Colômbia.

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