SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número33Eram uma vez muitas cinderelas: como ler o modelo feminino do século XX desde os filmes norte-americanos da CinderelaMarta Traba e Clemencia Lucena: Duas visões críticas acerca da arte política na Colômbia na década dos setenta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Memoria y Sociedad

versão impressa ISSN 0122-5197

Resumo

RAMIREZ BOTERA, Isabel Cristina. Cecilia Porras: um marco miliàrio de ruptura nas artes plásticas em Cartagena a meados do século XX. Mem. Soc. [online]. 2012, vol.16, n.33, pp.100-119. ISSN 0122-5197.

Aborda-se neste artigo o caso da artista cartagenera Cecilia Porras para analisar, desde a sociologia da arte, alguns elementos do seu papel como mulher e artista na aparição de certas rupturas com a tradição cultural da sua época. Estes rompimentos deram-se a partir da enunciação de novos papeis sociais e culturais da mulher na sociedade local cartageneira, alguns elementos tiveram a ver com sua participação e contribuição na definição de linguagens plásticas modernas na Colômbia. Para entender o papel de Porras no seu contexto de origem, re-fletimos sobre a maneira como os processos nas artes plásticas em Cartagena, em meados do século XX, responderam a áreas de tensão entre impulsos modernizadores e a persistência de estruturas institucionais e de pensamento tradicional.

Palavras-chave : Cecilia Porras; arte moderna; tradição; modernização; Cartagena; Grupo de Barranquilla; Porras, Cecília, Crítica e interpretação; mulheres artistas; sociologia da arte; arte moderna; Cartagena (Colômbia).

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )