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Memoria y Sociedad

versão impressa ISSN 0122-5197

Resumo

HERRERA BUITRAGO, María Mercedes. Marta Traba e Clemencia Lucena: Duas visões críticas acerca da arte política na Colômbia na década dos setenta. Mem. Soc. [online]. 2012, vol.16, n.33, pp.121-134. ISSN 0122-5197.

Durante a década dos setenta na Colômbia houve forte politização do campo artístico, forjada em meio de lutas entre uma esquerda fragmentada que procurava a realização de uma arte política e unas instituições cada vez mais conservadoras. O presente artigo indaga pelo sentido que, nesse momento especifico da história do país, deu-se ao termo arte política, para tal baseia-se nos escritos publicados por duas críticas ideologicamente distantes: Marta Traba e Clemencia Lucena. Elas forjaram respectivas teorias sobre arte política que coincidem na utilização de três palavras: popular, subversão e revolução, palavras carregadas de conotações e propósitos que diferiam radicalmente. Sirvam estas considerações a questionar o que hoje, no mundo globalizado, é entendido como arte política, apelido que pelo tanto uso tem perdido o sentido e que desconhece a historicidade deste tipo de arte forjado sob o ordem mundial bipolar da Guerra Fria.

Palavras-chave : Crítica de arte; história da arte; política; Traba, Marta, 1930-1983; Lucena, Clemencia, 1945-1983; crítica de arte; arte; história e crítica; arte e Estado.

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