SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1DESIGN DE ALIMENTOS COMO FONTE DE INOVAÇÃO SOCIALANÁLISE EXPLORATÓRIA SOBRE A VALORIZAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS PREDOMINANTES EM EMPRESAS DE MÉDIO PORTE NO MÉXICO E NA COLÔMBIA SOBRE QUESTÕES DE QUALIDADE, COMPETITIVIDADE, INOVAÇÃO SOCIAL E PRODUTIVA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Tendencias

versão impressa ISSN 0124-8693versão On-line ISSN 2539-0554

Resumo

FRANCO CANON, Omar. LÚDICA E DESIGN, UM CENÁRIO ECONÔMICO EMERGENTE NO CONTEXTO NACIONAL E REGIONAL. Tend. [online]. 2020, vol.21, n.1, pp.110-129. ISSN 0124-8693.  https://doi.org/10.22267/rtend.202101.129.

Historicamente, a dinâmica do brincar estava associada a cenários exclusivamente pedagógicos e didáticos. Atualmente, o lúdico e sua mecânica alcançaram um espaço de considerações a partir do design, o que lhe permitiu se tornar um fator diferencial e alternativo no desenvolvimento de produtos, bens e serviços no cenário nacional e regional. O objetivo deste artigo é destacar esses espaços emergentes de jogo como recurso de design no campo econômico, descrevendo sua importância e a possibilidade que ele oferece em aspectos como inovação e experiência do usuário. Nessa perspectiva, a concepção de um design com abordagem lúdica como plataforma metodológica torna-se um amplo campo traçado por elementos transdisciplinares que sugerem a presença ativa de diferentes perspectivas de pesquisa e métodos de ação. De diferentes casos que são paradoxais e relatórios oficiais de entidades nacionais e regionais; o surgimento de economias que consolidam suas atividades é evidente a partir da mecânica lúdica gerada a partir do design. Em suma, este artigo aponta a atual incidência dessas novas dinâmicas comerciais apoiadas pela dinâmica do lazer e que se destinam a se tornar alternativas na diversificação de mercados e que impactam positivamente o desenvolvimento do país e da região.

JEL: A12, A13, B21, L82, L83

Palavras-chave : brincalhão; design; experiência; economias emergentes; gamification..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )