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Anagramas -Rumbos y sentidos de la comunicación-
versão impressa ISSN 1692-2522versão On-line ISSN 2248-4086
Resumo
TAVERA ROMERO, Carlos Andrés; CRUZ PEREZ, Yenny Viviana e RAMIREZ ARCILA, Paola Andrea. Experiência de colaboração entre a Comunicação Social e a Engenharia Informática na realização de vídeos educativos. anagramas rumbos sentidos comun. [online]. 2019, vol.18, n.35, pp.143-157. ISSN 1692-2522. https://doi.org/10.22395/angr.v18n35a8.
O estudo que deu origem a este projeto consistiu em uma análise comparativa entre linguagens visuais e linguagens textuais. Neste caso específico, foram empregados o cálculo textual PiCO (criado em 1996 pelo grupo Avispa da Universidad del Valle e Universidad Javeriana, na Colômbia) e o cálculo visual GraPiCO (desenvolvido também pela AVISPA em 2000). Seus objetivos foram, por um lado, estabelecer de maneira básica qual percepção um usuário tem diante desses dois tipos de linguagem; e, por outro lado, tentar descobrir sob quais circunstâncias será considerado quando um tipo de linguagem se comporta melhor em comparação com outra. Quanto a isso, lembrem-se do ditado popular “uma imagem vale mais do que mil palavras”, mas também pode estar correto “uma palavra diz mais que mil imagens”. Para responder a essas questões, criou-se um experimento composto por várias sessões nas quais foram realizadas visitas às principais universidades de Santiago de Cali (Colômbia) e executaram-se jornadas pedagógicas, avaliações e enquetes. Assim, foram medidos os níveis de assimilação, apreensão e aceitação dessas duas linguagens de programação por parte de uma população escolhida sob parâmetros específicos. Para produzir o material audiovisual empregado nas reuniões didáticas foi necessário criar e adotar uma metodologia que garantisse sua eficácia comunicativa, principal colaboração do estudo que é apresentada aqui passo a passo. Conclui-se que a metodologia utilizada conduziu à elaboração de materiais audiovisuais efetivos e convincentes.
Palavras-chave : video educativo; cálculo textual; cálculo visual; programação informática; sistema informático; ensino superior; metodologia; Comunicação; Engenharia de Sistemas.