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Anagramas -Rumbos y sentidos de la comunicación-

versão impressa ISSN 1692-2522versão On-line ISSN 2248-4086

Resumo

GONZALEZ, Daniela Soledad. Família abelera: uma metáfora sobre a relação entre um artista argentino e seu público. anagramas rumbos sentidos comun. [online]. 2020, vol.19, n.37, pp.231-248.  Epub 30-Set-2020. ISSN 1692-2522.  https://doi.org/10.22395/angr.v19n37a12.

Neste artigo, é analisada a metáfora “o público é a família”, elaborada pelo cantor Abel Pintos (1984, Bahía Blanca, Argentina) para fazer referência à relação com seus fãs. Em primeiro lugar, é feita uma breve revisão da vida do artista, sua obra e sua atividade atual de promoção artística. Logo, são revisadas as características principais dos movimentos de massa, em particular, no que se refere à relação dos artistas com seu público (nível de coesão alto, organização para fins comuns, apoio e admiração por uma personagem pública, referências internas, símbolos em comum e uso de produtos com a marca do artista). A seguir, é detalhada a metodologia da pesquisa e são apresentados os resultados da análise discursiva de algumas publicações e comentários do Facebook nos quais a metáfora que focamos está presente. Disso são extraídas as características da relação entre Abel Pintos e seus fãs, e são enumeradas outras conceituações para falar dessa relação. A mais importante delas consiste em constituir uma comunidade com uma união tão forte como a de uma família. Outras características são: iniciativas de organização para fazer produtos ou oferecer serviços em conjunto, referências internas, criação de expressões de identidade (por exemplo, abelero/a), linguagem performática, grande admiração pelo cantor argentino. Por sua vez, são indicadas inconsistências ocasionais entre a metáfora “o público é a família” e alguns eventos que contradizem essa conceituação. Por último, são apresentadas as conclusões do estudo.

Palavras-chave : artista; cantor; audiência; redes sociais; família, discurso.

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