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Revista Lasallista de Investigación

versão impressa ISSN 1794-4449

Resumo

CARDENAS CASTANEDA, Leonardo. Uma crítica ao discurso político na obra de Borges. Rev. Lasallista Investig. [online]. 2016, vol.13, n.2, pp.9-17. ISSN 1794-4449.  https://doi.org/10.22507/rli.v13n2a1.

Resumo Introdução. Existem razões para pensar que Borges assume uma atitude conservadora em estética, sobre tudo no que respeita à preservação das velhas virtudes da arte narrativa e o bom uso da linguagem, pois ao parecer muitos de seus escritos vão enfocados nesta direção. Objetivo. Indicar o modo em que Borges defende o bom uso da linguagem e a comunicação, mostrando como satiriza certas modas contemporâneas que utilizam a linguagem de uma maneira distorcida. Materiais e métodos. Para os propósitos deste trabalho, o texto se vá dividir em duas partes. Na primeira, vou partir da análise de Jon Stewart sobre Tlön, Uqbar, Orbis Tertius, onde sustém que neste relato Borges faz uma refutação do idealismo por meio de uma reductio ad absurdum. A ideia da análise de Stewart é que num mundo regido pelo idealismo seria praticamente impossível a linguagem, a comunicação se romperia, o pensamento e as ciências seriam artificiais, não genuínos. Em segundo lugar, utilizarei outros contos de Borges, O el idioma analítico de John Wilkins e el informe de Brodie, especialmente, onde se mostra certa semelhança com as consequências absurdas do idealismo. Resultados. Nestes contos se percebe certo desajuste entre a realidade e uma linguagem construída a partir de percepções subjetivas. Neste ponto, ademais, apelarei a dois ensaios, A política e A linguagem inglês, de George Orwell; e George Orwell e a ofensa à eternidade, de George Steiner. O ponto das observações de Orwell é que existe uma clara relação entre o descuido pela linguagem e a maneira em que se expressam certos governos de corte totalitário. Conclusões. Borges está reivindicando valores tradicionais que se há perdido como a comunicação plana e clara, ao mesmo tempo que critica com ironia as novas modas narrativas contemporâneas que empregam muitos governos de corte totalitário e certos círculos acadêmicos que presumem ser elegantes e profundos.

Palavras-chave : Borges; conservador; linguagem; política; literatura.

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