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Praxis & Saber

versão impressa ISSN 2216-0159

Resumo

CARDENAS SOLER, Ruth Nayibe; GUTIERREZ TORRES, Adriana Marien  e  PALENCIA DOTOR, Rosa María. O arquivo musical documental: subjetividades e aportes para o sujeito cultural. Prax. Saber [online]. 2022, vol.13, n.32, e204.  Epub 17-Fev-2023. ISSN 2216-0159.  https://doi.org/10.19053/22160159.v13.n32.2022.12522.

Este artigo surge de um projeto de pesquisa que visa a recuperar o material documental - partituras musicais - utilizado pela Orquestra Sinfônica de Sopros de Boyacá, cuja origem remonta ao final do século XIX. O grupo passou por várias transições quanto a sua função e afiliação organizacional. Em 2004, aconteceu uma reestruturação interna que desencadeou o início de sua decadência. O estudo foi qualitativo-descritivo, com uma abordagem histórico-hermenêutica. Ele foi dividido nas seguintes fases: (1) diagnóstico, (2) classificação, caracterização e avaliação, (3) organização do arquivo documental e (4) catalogação. Como resultado, foi compilado um catálogo de 328 compositores e 757 obras, organizado de acordo com critérios de arquivamento e pronto para ser transferido para um fundo documental encarregado de preservar seu conteúdo. Além disso, devido ao vazio histórico e ao estado da arte limitado para contextualizar o arquivo documental, foram feitas várias abordagens ao grupo e sua história que permitiram o início de mais quatro estudos de pesquisa. A importância deste trabalho reside no reconhecimento, tratamento e significação do valor cultural de um arquivo musical e do sujeito cultural do qual ele se origina: a banda sinfônica.

Palavras-chave : sujeito cultural; arquivo musical; partituras musicais; banda sinfônica; pesquisa formativa.

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