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Apuntes: Revista de Estudios sobre Patrimonio Cultural - Journal of Cultural Heritage Studies

versão impressa ISSN 1657-9763

Resumo

HAAS LUCCAS, Luis Henrique. A arquitetura moderna brasileira nos anos 50: entre o modelo corbusiano-carioca em declínio e as alternativas em ascensão. Apuntes [online]. 2010, vol.23, n.1, pp.32-45. ISSN 1657-9763.

O texto examina a arquitetura moderna produzida no Brasil que foi definida de modo reducionista como "estilo internacional". Resultante das influências convergentes de Mies van der Rohe, Marcel Breuer, Case Study House Program e o Concretismo, entre outras, inicialmente foi adotada em São Paulo, constituindo uma alternativa ao modelo hegemônico "corbusiano-carioca" vigente. Seu tom construtivo procurava características como síntese, racionalismo, atemporalidade e a conseqüente universalidade, afastando-se da matriz corbusiana e dos traços autóctones responsáveis pelo êxito internacional da Escola Carioca Este padrão alternativo de arquitetura moderna foi irradiado para outras regiões do País, como a cidade de Porto Alegre, onde a proposta vencedora do Concurso para o Palácio Legislativo rio-grandense (1958), da autoria de dois arquitetos paulistas, constituiu-se em um marco de referencia da produção local. Alem disso, esse projeto foi um dos indicadores do momento de mudança de supremacia da Escola Carioca no âmbito nacional, que passaria a compartilhar espaço com aquela produção dissidente no decorrer dos anos 50.

Palavras-chave : Arquitetura moderna no Brasil; Arquitetura moderna em São Paulo; Estilo Internacional; Arquitetura moderna em Porto Alegre; Palácio Legislativo do Rio Grande do Sul.

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