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Hallazgos

versão impressa ISSN 1794-3841

Resumo

MOSQUERA-MOSQUERA, Carlos Enrique  e  RODRIGUEZ-LOZANO, María Nelsy. Tematizar a memória do conlito armado desde a literatura, música e narrativa para formar subjetividade política, compaixão e ética responsiva. Hallazgos [online]. 2018, vol.15, n.29, pp.45-70. ISSN 1794-3841.  https://doi.org/10.15332/s1794-3841.2018.0029.02.

Este artigo apresenta parte dos resultados da tese de doutorado intitulada: "O projeto educacional institucional e a formação da subjetividade política para um cenário pós-conflito: memória coletiva de conflitos armados e identidade escolar". A metodologia utilizada foi a história oral, e a abordagem foi hermenêutica. O objetivo perseguido para esse fim foi revelar o significado e significado que a memória coletiva do conflito armado colombiano teve para a instituição em estudo, através da memória que é veiculada na literatura, na música e na narrativa como dispositivos pedagógicos. Os resultados podem ser resumidos da seguinte forma: 1) através da literatura, música e narrativas como dispositivos educacionais, você pode fazer pedagogia da memória, pois os motivos educacionais adquirir novos significados sobre os impactos do conflito armado colombiano 2) para revelar o significado ea importância do conflito armado a partir da literatura, música e narrativa, assuntos educacionais político, ético, civilizado e compassivo, 3) ética decorrentes de memória são configurados, e que transmite literatura , música e narrativa, é diferente da ética ensino escolar como uma competência, 4) os alunos podem adquirir uma identidade temporária imaginativamente ouvir o outro é dito para ser ativado naqueles dispositivos éticos (sentimentos de desejos, desejos, cumplicidades, simpatias e compatias3) contra o que ouve e contra a condição da vítima, 5) autocuidado e cuidado autocuidado e cuidado pelo outro ocorre quando os alunos enfrentam alter-vítima adquirem uma semântica da cordialidade, 6) contra alumos do alter-vítima entender que o perdão é um presente da vítima e 7) os alunos são democráticos e longe da lógica da a maldade da memória que a música implica, quando eles respeitam a diversidade, eles não se intrometem na palavra e direcionam suas ações para a paz.

Palavras-chave : corporeidade; autocuidado; ética responsiva; narrativas; significados e significados; memória; sujeito educativo; subjetividade e perdão.

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