SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49A tragédia de ser sincero: José Maria Arguedas, franqueza e sinceridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Escritos

versão impressa ISSN 0120-1263

Resumo

MONSALVE FLOREZ, Jhon Alexánder. Uma discussão na família do assassino de gaitán: estudo estético de uma situação cotidiana. Escritos - Fac. Filos. Let. Univ. Pontif. Bolivar. [online]. 2014, vol.22, n.49, pp.475-502. ISSN 0120-1263.

O estudo estético das situações cotidianas é, fundamentalmente, o lugar de convergência de modalidades dramáticas e registros retóricos que indicam os diversos fatores que intervêm nos processos de significação e comunicação. Neste sentido, e a partir da novela O crime do século, de Miguel Torres, o artigo aqui proposto tem como fim apresentar a análise de uma discussão entre Juan Roa Sierra, que aparentemente é o assassino de Jorge Eliécer Gaitán, e sua ex-mulher. A este respeito, Katya Mandoki propõe um método de análise em seus livros sobre Prosaica, nos quais leva em consideração os registros retóricos: acústico, somático, escópico e léxico, dentro das modalidades dramáticas: proxêmica, cinética, enfática e fluxão. Esta proposta será a base para a análise da discussão dos ex-maridos, compreendida como uma situação comum e cotidiana. Este artigo indica, por fim, as possíveis causas que levaram Juan Roa Sierra a agir da maneira com que agiu e tenta explicar como exigem sentido, em meio da contenda, os registros retóricos e as modalidades dramáticas.

Palavras-chave : Prosaica; O crime do século; Registros retóricos; Modalidades dramáticas; Situação cotidiana.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons