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Palabra Clave

versão impressa ISSN 0122-8285

Resumo

ESPINOSA-MEDINA, Hernán David  e  PEREZ-GUERRERO, Ana María. Year Zero ou como Nine Inch Nails rompeu as barreiras na Europa com uma experiência narrativa. Palabra Clave [online]. 2017, vol.20, n.2, pp.360-388. ISSN 0122-8285.  https://doi.org/10.5294/pacla.2017.20.2.4.

O presente artigo tem como objeto o estudo das estratégias empregadas no processo criativo da experiência do alternate reality game (ARG) do álbum Year Zero (2007), da banda Nine Inch Nail, como um caso de estudo dos aspectos por levar em consideração na hora de introduzir um produto no mercado global. Para isso, se realiza um marco teórico dos processos de transdução cultural e, em particular, se expõe o modelo analítico dos elementos essenciais nos conteúdos transparentes baseado no mitotipo. Finalmente, se realiza uma exploração da morfologia do mitotipo nas ações que compuseram a experiência já mencionada, para concluir com a importância de apelar para uma estratégia que inclua a qualidade dos valores de produção e, especialmente, em apelar o componente antropológico de narrativas clássicas, assentadas na realidade.

Palavras-chave : Transmídia; transdução cultural; transparência cultural; cultural shareability; universais e lacunas culturais.

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