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Palabra Clave
versão impressa ISSN 0122-8285versão On-line ISSN 2027-534X
Resumo
NUNEZ-PACHECO, Rosa; LOPEZ-PEREZ, Blanca Estela e AGUADED, Ignacio. Desenho emocional e imersão em videogames narrativos. O caso de Detroit: Become Human. Palabra Clave [online]. 2022, vol.25, n.4, e2543. Epub 23-Dez-2022. ISSN 0122-8285. https://doi.org/10.5294/pacla.2022.25.4.3.
Os videogames vêm ganhando uma notável relevância na sociedade atual e vêm revolucionando a forma como interagimos com as máquinas. Este artigo trata do desenho e da imersão emocional nos videogames de caráter narrativo. O objetivo principal é analisar o desenho e a imersão emocional a respeito dos personagens centrais do videogame Detroit: Become Human (Quantic Dream, 2018), os quais correspondem a três androides chamados “Markus”, “Connor” e “Kara”. O principal resultado mostra que o desenho desse videogame possibilita ao jogador experimentar os conflitos apresentados pelo sistema narrativo, o que, por sua vez, facilita a imersão emocional mais além da experiência cognitiva, confirmando assim que o videogame é apresentado como um meio potente para fomentar um posicionamento humanista.
Palavras-chave : Artes visuais; desenvolvimento afetivo; desenho de sistemas; desenho emocional; humanismo; imersão; sistema narrativo; tecnologia; videogame.