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Revista Facultad de Ingeniería

Print version ISSN 0121-1129On-line version ISSN 2357-5328

Abstract

SUAREZ-BARON, Marco-Javier; RINCON-DIAZ, Holman-Jair; GONZALEZ-RODRIGUEZ, Carlos-Daniel  and  GONZALEZ-SANABRIA, Juan-Sebastian. Linja: Um aplicativo móvel baseado na estratégia Minimax e na teoria dos jogos. Rev. Fac. ing. [online]. 2022, vol.31, n.59, e202.  Epub May 04, 2022. ISSN 0121-1129.  https://doi.org/10.19053/01211129.v31.n59.2022.14136.

Este artigo apresenta uma aplicação da estratégia Minimax e teoria dos jogos para implementar o jogo móvel Linja. Essa estratégia da teoria dos jogos aplica o aprendizado colaborativo para determinar o vencedor de um jogo entre dois oponentes, determinando assim o movimento ideal em ambientes complexos. No desenvolvimento do jogo colaborativo, são propostos diferentes cenários de aprendizagem do jogo onde intervêm a competição entre um jogador e a máquina, e a competição contra outros jogadores. No processo de aprendizagem, são propostos movimentos que permitem o ganho máximo e a perda mínima entre os competidores. Neste caso, a abordagem metodológica foi realizada em direção ao movimento que permite maximizar o ganho e minimizar a perda, com base na aplicação do algoritmo Mini/Max na busca de determinar a solução ótima do jogo. O processo é obtido a partir da adaptação de modelos matemáticos para o desenvolvimento de jogos, utilizando ferramentas especializadas que suportam uma linguagem de programação multiparadigma trabalhando em conjunto com as ferramentas disponibilizadas pela mesma linguagem e que potencialmente servem de contribuição para o desenvolvimento do jogo. Em busca de um sistema inteligente e autônomo. O sistema inteligente encontra corretamente o vencedor de um jogo, mostrando o progresso do jogo jogo a jogo. Os resultados mostram que o jogo desenvolvido com a estratégia Minimax permite o aprendizado de máquina em ambientes multiusuário, identificando corretamente o vencedor de um jogo, gerando a rota mais ótima do jogo de jogo a jogo.

Keywords : jogo para celular; Linja; mínimo máximo; otimização; teoria dos jogos.

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