SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número54TEATRO COMUNITARIO ARGENTINO Y POTENCIALIDAD POLÍTICA. EL CASO DEL TEATRO COMUNITARIO DE RIVADAVIALA NUEVA BALSA DE LA MEDUSA: LOS EMBRIONES SOBRANTES. OBSERVACIONES SOBRE LA DESHUMANIZACIÓN EN UN ASPECTO DE LAS APLICACIONES DE LA TECNO-CIENCIA CONTEMPORÁNEA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Escritos

versión impresa ISSN 0120-1263

Resumen

VINOLO, Stéphane. O QUE MAIS TEM? - A ESTÉTICA EM JEAN-LUC MARION. Escritos - Fac. Filos. Let. Univ. Pontif. Bolivar. [online]. 2017, vol.25, n.54, pp.197-220. ISSN 0120-1263.  https://doi.org/10.18566/escr.v25n54.a09.

Neste artigo deseja-se mostrar a diferenciação que faz Jean-Luc Marion entre fenômenos de direito comum e fenômenos saturados, reflete-se, de maneira paradigmática, sua concepção de arte ao apresentar o ídolo como uma modalidade saturada dos fenómenos. De sua vez, apresenta-se a diferença entre os objetos construídos ou os fenômenos constituídos por um sujeito, que são apresentados como princípio y fundamento. A partir dai, considera-se a pintura como uma experiência fenomênica de anamorfose, onde o olhar do espectador se submete ao fenómeno, propondo a possibilidade de receber aquilo que se quer ver. Além disso, busca mostrar como da arte, o processo de visibilidade é apresentado como uma construção do fenômeno operante desde o invisível. Mostrar-se-á, então, como a reflexão artística de Jean-Luc Marion permite entrar no coração de sua obra, vendo como se podem modificar os conceitos de doação e de sujeito.

Palabras clave : Jean-Luc Marion; Estética; Doação; ídolo; Sujeito.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )