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Revista Colombiana de Sociología

versão impressa ISSN 0120-159X

Resumo

DIAZ JARAMILLO, José Abelardo. Uma arte ao serviço do povo: a obra de Clemencia Lucena a partir da sociologia de Pierre Bourdieu. Rev. colomb. soc. [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.271-291. ISSN 0120-159X.  https://doi.org/10.15446/rcs.v42n1.66631.

Este artigo analisa a obra da pintora Clemencia Lucena sob a perspectiva teórica dos campos sociais do sociólogo Pierre Bourdieu. Estabelece como hipótese de trabalho que a artista de Manizales, Colômbia, pretendeu, com sua produção plástica e com o exercício da crítica, subverter as dinâmicas legitimadoras do campo artístico da Colômbia, nas décadas de 1960 e 1970. Sustenta-se que, com esse propósito, Clemencia Lucena recorreu a diversas estratégias a partir das quais buscou questionar a definição de arte que era assumida como legítima no campo artístico e debater os conteúdos das obras, bem como os processos de produção destas e sua projeção comercial.

Tendo como pano de fundo o ambiente de agitação política e cultural registrado no país daquele período, este artigo ressalta que a reivindicação que fez Clemencia Lucena de critérios associados com a função política que a arte devia ter na sociedade caminhavam de mãos dadas com sua militância no Movimento Operário Independente Revolucionário ((MUIR, em espanhol), um partido de esquerda colombiano, que reivindicou uma concepção particular sobre a arte e o papel dos artistas, conhecido no contexto internacional como realismo socialista. Além disso, estabelece-se que a proposta artística de Clemencia Lucena pretendeu ser assumida como uma crítica herética no interior do campo da pintura nas décadas de 1960 e 1970, o que a delimitou no que Pierre Bourdieu denominou vanguarda renascente.

Contudo, afirma-se que tanto a crítica de Lucena quanto sua própria aposta artística estiveram na contramão do processo de autonomia que Bourdieu divisou como requisito iniludível para garantir a independência do campo artístico ao negar as leis e lógicas de funcionamento que o devem reger, e pretender subordinar sua dinâmica às disputas do campo político.

Palavras-chave : campo artístico; Clemencia Lucena; Colômbia; realismo socialista; vanguarda renascente.

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