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Forma y Función

versão impressa ISSN 0120-338X

Resumo

ZUCCHI, Mariano Nicolás. SUBJETIVIDADE AUTORAL EM LA PARANOIA DE RAFAEL SPREGELBURD: POSICIONAMENTO DE ZOMBARIA E CONSTRUÇÃO DE UM ETHOS INTELECTUAL COMO MECANISMO DE LEGITIMAÇÃO ENUNCIATIVA. Forma funcion, Santaf, de Bogot, D.C. [online]. 2020, vol.33, n.2, pp.167-186. ISSN 0120-338X.  https://doi.org/10.15446/fyf.v33n2.88470.

Neste artigo, nos propomos a analisar a configuração enunciativa de La paranoia de Rafael Spregelburd. Em especial, estudamos a maneira em que o texto dramático constrói uma imagem do seu responsável (i.e., Spregelburd no que diz respeito ao «ethos autoral»). Especificamente, observamos que a obra gera uma representação do dramaturgo como a de alguém que zomba dos personagens aos que ele mesmo se encarrega de apresentar. Além disso, examinamos o modo em que o texto dramático atribui a esta figura do discurso uma série de saberes que assemelham sua figura à de um «ethos intelectual», representação que está orientada a legitimar o posicionamento com que o autor é mostrado diante dos protagonistas da diegese. No que se refere à perspectiva de trabalho, nos enquadramos na abordagem dialógica da argumentação e da polifonia.

Palavras-chave : ethos autoral; polifonia; texto dramático; Spregelburd; subjetividade.

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