SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue84Educational Apps for Children: Games for Entertainment or Educational ResourcesFrom Video Games to Gamification Methodological Strategy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Colombiana de Educación

Print version ISSN 0120-3916

Abstract

LOPEZ-GOMEZ, Silvia; RODRIGUEZ-RODRIGUEZ, Jesús; VIDAL-ESTEVE, María Isabel  and  CASTRO-RODRIGUEZ, María Monserrat. Contribuições e efeitos dos videogames na atenção à diversidade. Rev. colomb. educ. [online]. 2022, n.84, e213.  Epub Oct 30, 2022. ISSN 0120-3916.  https://doi.org/10.17227/rce.num84-12742.

Este artigo apresenta os resultados de uma revisão da literatura sobre estudos focados nas contribuições e efeitos dos videogames na atenção à diversidade. Para tanto, foram utilizadas as pesquisas coletadas nas bases de dados Scopus, wos, eric, ProQuest Dissertations & Theses Global (pqdt), Dialnet e csic-isoc e nos buscadores acadêmicos Rebuin, Teseo e ScienceDirect. Após considerar alguns aspectos da análise bibliométrica para contextualizar a autoria e a origem dos artigos, foi realizada uma análise aprofundada do conteúdo dos documentos selecionados, de acordo com os objetivos deste estudo. Como resultado da interpretação do conteúdo, foi desenvolvida uma classificação categórica que reflete as linhas de pesquisa no campo dos estudos de videogame e educação inclusiva. As quatro categorias principais sobre os efeitos dos videogames na atenção à diversidade estão relacionadas a: alunos com diversidade e distúrbios funcionais, possíveis efeitos nocivos do alto nível de uso de videogames, efeitos na aprendizagem escolar e a influência dos videogames nos alunos e habilidades atitudinais. Os resultados mostram a necessidade de favorecer a aquisição de competências digitais, o desenvolvimento emocional dos jogadores e jogadoras e a prioridade de aprofundar a criação de videojogos que favoreçam a educação inclusiva.

Keywords : videogames; educação;atenção à diversidade; educação inclusiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )