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Revista Colombiana de Educación

Print version ISSN 0120-3916

Abstract

MERCHAN, María José; MERCHAN, Pilar  and  PEREZ, Emiliano. Jogos sérios para melhorar a educação. Jogo, tecnologia e arqueologia num museu espanhol. Rev. colomb. educ. [online]. 2023, n.89, pp.59-85.  Epub Mar 08, 2024. ISSN 0120-3916.  https://doi.org/10.17227/rce.num89-13992.

Os jogos sérios são um recurso poderoso no processo de ensino-aprendizagem em ambientes formais e informais de aprendizagem. Estes últimos servem para aprimorar seu papel pedagógico, que por vezes é difícil de ser percebido pelos usuários. No entanto, os jogos sérios desempenham outro papel igualmente importante em museus, galerias de arte ou centros de ciência: envolvendo parte da sociedade que é rodeada com este tipo de instituições. Este artigo descreve um "jogo sério" usando novas tecnologias para ser jogado em ambientes informais de aprendizagem. Este visa potencializar sua função didática e buscar o compromisso social. Foi realizada uma experiência experimental no Museo Nacional de Arte Romano (Mérida, Espanha) para atrair e reter um grupo específico de pessoas, adolescentes, relutantes em visitar museus arqueológicos na maioria das vezes por considerá-los lugares tediosos. Por fim, esta experiência serviu para avaliar a aplicabilidade e versatilidade do esquema de jogo proposto.

Keywords : jogos sérios; tecnologia; modelos 3D; participação social; museu.

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