SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue67Academic Production on Communication, Development and Social Change in Latin American Scientific JournalsThe Cinema During the First Spanish TV Competition (1990-1994). The TV Programming Cornerstone author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Signo y Pensamiento

Print version ISSN 0120-4823

Abstract

RODRIGUEZ RUIZ, Jaime Alejandro; LOPEZ PEINADO, Laura D  and  GONZALEZ-GUTIERREZ, Luis Felipe. Narrativa transmídia como a experiência de simulação de inteligência coletiva. O caso de Atrapados (Atrapalhados). Signo pensam. [online]. 2015, vol.34, n.67, pp.60-74. ISSN 0120-4823.  http://dx.doi.org/10.11144/Javeriana.syp34-67.ntes.

Este artigo descreve e analisa a experiência transmídia do projeto de pesquisa "Simulador IC, cenário transmedial de testes para a simulação de inteligência coletiva", no que se explorou a capacidade de quatro artefatos ficcionais -texto literário, quadrinhos, videojogo e jogo de rol-, gerados a partir da transmediação de um texto literário fonte, para desenvolver sensibilidade na resolução de problemas com características vinculadas à inteligência coletiva. O método de pesquisa foi misto, com componente principal qualitativo e componente quantitativo -metodologia observacional-. Quando realizada medição do gradiente de inteligência coletiva dos participantes, após contato e interação com diversas estratégias de simulação dos problemas -combinação de artefatos de acordo a design experimental específico-, verificou-se que a experiência transmídia completa, ou seja, a interação com os quatro artefatos, potencializa os efeitos e benefícios da simulação com artefatos individuais. Conclui-se também que os participantes que interatuaram com diversas combinações de artefatos ofereceram alternativas de solução colaborativas a problemas da vida quotidiana.

Keywords : collective intelligence; cyberculture; simulation; fiction.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )