SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue70Introducing Three Dimensions of Audience FragmentationDeveloping Teachers, Developing People: Analysis of the Lessons Learnt by University Students from a Gamification Experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Signo y Pensamiento

Print version ISSN 0120-4823

Abstract

RAMIREZ GARCIA, Antonia; GONZALEZ FERNANDEZ, Natalia  and  SEDENO VALDELLOS, Ana María. Media Competence in the Elderly Population. Reality Diagnosis in Spain. Signo pensam. [online]. 2017, vol.36, n.70, pp.94-111. ISSN 0120-4823.  https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp36-70.cmpm.

O conceito de gamificação está se enraizando como componente da dinamização de turmas empresariais; no entanto, encontra-se pouco arraigado no campo da educação como metodologia de ensino. Esta pesquisa avalia a formação de docentes dada em uma experiência de gamificação, a partir das percepções que os estudantes têm de um jogo de interpretação de papeis. Participaram sessenta e nove estudantes de quarto semestre de licenciatura em Ciências da Atividade Física e Esporte. A análise da informação foi realizada mediante metodologias qualitativas apoiadas em software NVivo10. A pesquisa observa que os estudantes aparecem muito satisfeitos com as suas aprendizagens e valoram especialmente o aprimoramento das competências relacionadas com o saber ser como pessoas individuais e sociais. Salienta-se, mesmo assim, a importância que eles dão ao jogo como fator de motivação para a aprendizagem e a alta transferência do apreendido para suas futuras práticas profissionais.

Keywords : ensino superior; gamificação; motivação; pesquisa qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )