SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue46Alinear programming model for the parallel non-related machines problem, in the drying area of a chilean sawmillCausal analysis procedure focused on small software development organizations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Facultad de Ingeniería

Print version ISSN 0121-1129

Abstract

CALLEJAS-CUERVO, Mauro; MARTINEZ-TEJADA, Laura Alejandra  and  ALARCON-ALDANA, Andrea Catherine. Técnicas de reconhecimento emocional utilizando sinais fisiológicos e videogames -revisão sistemática-. Rev. Fac. ing. [online]. 2017, vol.26, n.46, pp.19-28. ISSN 0121-1129.  http://dx.doi.org/10.19053/01211129.v26.n46.2017.7310.

Os sistemas de reconhecimento emocional a partir de sinais fisiológicos são técnicas inovadoras que permitem estudar o comportamento e a reação de um indivíduo quando está exposto a informação que pode evocar reações emotivas por meio de ferramentas multimídia como, por exemplo, os videogames. Este tipo de enfoque utiliza-se para identificar o comportamento de um indivíduo em diferentes campos, entre os quais estão a medicina, a educação e a psicologia, entre outros, para avaliar o efeito que têm os conteúdos com os que interatuam. A revisão sistemática que aqui se expõe, de artigos que reportam trabalhos de reconhecimento emocional com sinais fisiológicos e videogames entre janeiro de 2010 e abril de 2016, realizou-se com 15 artigos, achados em oito bases de dados, os quais cumpriam com os critérios de seleção da busca. Esta revisão sistemática revelou que o uso de videogames como ferramentas de estimulação emocional tem se convertido em um campo de estudo inovador, devido a seu potencial para envolver histórias e ferramentas multimídia que podem interagir diretamente com a pessoa em campos como a reabilitação. Detectaram-se exemplos claros onde os videogames e a medição do sinal fisiológico convertem-se em um enfoque importante para o processo de reabilitação, por exemplo, nos tratamentos de transtorno por estresse pós-traumático (TEPT).

Keywords : Biofeedback; Reconhecimento de emoções; Sinais fisiológicos; Videogames.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )