SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número57Preparação e caracterização de tijolos com adição de casca de arroz calcinadaAvaliação de linguagens de descrição de interfaces de usuário em realidade aumentada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Revista Facultad de Ingeniería

versão impressa ISSN 0121-1129versão On-line ISSN 2357-5328

Resumo

QUINTERO-MADRONERO, Jairo-Hernando et al. Fotogrametria para realidade aumentada, um método de baixo custo aplicado à modelagem 3D em escolas secundárias. Rev. Fac. ing. [online]. 2021, vol.30, n.57, e13080.  Epub 20-Nov-2021. ISSN 0121-1129.  https://doi.org/10.19053/01211129.v30.n57.2021.13080.

A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia emergente, tem se destacado por apoiar o processo educacional em diferentes níveis, complementada e potencializada pelo aumento do uso de dispositivos móveis na atualidade. Nesse sentido, foram identificadas algumas barreiras na prática e na literatura que minimizam o desenvolvimento de aplicativos móveis com essa tecnologia, principalmente nos níveis básico do ensino fundamental e médio, uma delas é a modelagem 3D, que pode demorar mais e no. Ao mesmo tempo, torne-se um trabalho desafiador nesse nível educacional. Para atender a essa preocupação, foi desenvolvido um método voltado para usuários com baixo conhecimento digital, complementado com uma série de recomendações que permitem a utilização da técnica de fotogrametria para gerar modelos tridimensionais de forma fácil, acessível e de baixo custo, para validar o método., formou-se uma equipe de cocriação de professores e alunos do décimo ano, encarregada de construir os objetos 3D para três aplicativos móveis desenvolvidos em diferentes temas. de cada um dos objetos gerados, em uma segunda instância, as aplicações foram avaliadas por um grupo de especialistas da área, levando em consideração seu desempenho de acordo com heurísticas de usabilidade. Em um estudo de caso, os alunos, por sua vez, também participaram da avaliação de um aplicativo. Os resultados de qualidade e acoplamento em cada um dos projetos têm se mostrado promissores para futuros desenvolvimentos na área educacional, mesmo para outros níveis seguindo a metodologia proposta.

Palavras-chave : fotogrametría; modelagem 3D; objetos 3D; realidade aumentada; TIC.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )