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Historia Crítica

versão impressa ISSN 0121-1617

Resumo

BERNAND, Carmen. Identificações: músicas mestiças, músicas populares e contracultura na América (séculos XVI-XIX). hist.crit. [online]. 2014, n.54, pp.21-48. ISSN 0121-1617.

A música das Américas, produto de uma tripla mestiçagem europeia, africana e americana, constitui-se progressivamente a partir do século XVI. Sons, movimentos corporais, letras das canções, requerem um espetáculo propiciado originariamente pela Igreja. A possibilidade de transcrever canções profanas em estrofes "divinas" (e vice-versa) favoreceu a secularização, a individualização e a apropriação popular de melodias e de letras. Insiste-se aqui na importância da identificação produzida por essas músicas, mediante as temáticas do amor como sentimento pessoal, da sensualidade e da transgressão. Por último, discute-se a pertinência da autenticidade como critério normativo.

Palavras-chave : Música; dançantes; identificação; espetáculos; mestiçagens culturais.

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