SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55A busca da perfeição humana: o Brasil na Exposição Universal de Viena de 1873Um diálogo diaspórico: o lugar do Harlem Renaissance no pensamento racial e intelectual afro-colombiano (1920-1948) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Historia Crítica

versão impressa ISSN 0121-1617

Resumo

SCAPOL MONTEIRO, Michelli Cristine. São Paulo e Buenos Aires: a construção da imagem de origem no século XXSão Paulo e Buenos Aires: a construção da imagem de origem no século XX. hist.crit. [online]. 2015, n.55, pp.73-100. ISSN 0121-1617.  https://doi.org/10.7440/histcrit55.2015.04.

Este artigo examina quatro pinturas históricas do Brasil e da Argentina: a Fundação de São Paulo de Oscar Pereira da Silva; a Fundação de São Paulo de Antônio Parreiras; a Primera Misa en Buenos Aires de José Bouchet, e a Fundación de Buenos Aires de José Moreno Carbonero. O objetivo é compreender a ideia de nação que as elites políticas desses dois países construíram a princípios do século XX. Para isso, estudaram-se algumas das conexões que entre essas obras permitem estabelecer semelhanças e tensões sociais provocadas pela imigração europeia e pelo contato com os indígenas.

Palavras-chave : História cultural; pintura histórica; São Paulo; Buenos Aires; história comparada; memória coletiva; imaginário.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )