Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Citado por Google
- Similares em SciELO
- Similares em Google
Compartilhar
Historia Crítica
versão impressa ISSN 0121-1617
Resumo
LEON PALACIOS, Paulo César. Arte, política e redes transnacionais: o teatro La Mama em Nova York e Bogotá, 1961-1972. hist.crit. [online]. 2015, n.55, pp.125-149. ISSN 0121-1617. https://doi.org/10.7440/histcrit55.2015.06.
Este artigo analisa uma rede transnacional de artistas que envolveu El Café Teatro La Mama, um dos principais teatros experimentais de Nova York, e sua filial bogotana, durante o período 1961-1972. Três eixos permitem narrar o estabelecimento, desenvolvimento e ruptura dessa rede: o teatro como prática cultural, a relação entre arte vanguardista e política, e a dimensão emocional do processo. A principal conclusão desta pesquisa é a constatação de que houve uma prolífica correspondência de ideias sobre alguns paradigmas do teatro de vanguarda contemporâneo e, ao mesmo tempo, uma ambivalência entre romanticismo artístico e valores políticos.
Palavras-chave : Teatro La Mama; práticas culturais; relações políticas; arte contemporânea; redes transnacionais.