SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57Música popular y nacionalismo en los campamentos insurgentes. Cuba (1895-1898)Un canto en movimiento: No nos moverán" en Estados Unidos, España y Chile en los siglos XIX y XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Historia Crítica

versión impresa ISSN 0121-1617

Resumen

SANTOS DE MATOS, Maria Izilda  y  BRUNO FERREIRA, Elton. Entre causos e canções: Cornélio Pires e a cultura caipira (São Paulo, 1920-1950)Entre histórias e canções: Cornélio Pires e a cultura do caipira (São Paulo, 1920-1950). hist.crit. [online]. 2015, n.57, pp.37-54. ISSN 0121-1617.  https://doi.org/10.7440/histcrit57.2015.03.

Este artigo, inserido na perspectiva da história cultural e da história da música, centra-se na trajetória de um gestor cultural, Cornélio Pires,um personagem que tentou preservar a cultura caipira difundindo-a por meio de publicações, registros sonoros/gravações, produções de espetáculos (encenações e música, apresentando violeiros e bandas) e fazendo possível sua divulgação na rádio. Em contraste às transformações urbanas vividas na cidade de São Paulo, emergem representações do campo e da vida no interior, o que constitui diferentes correntes que depois valorizam o homem caipira/do campo e logo o criticam. É a partir desse contexto que se tentou rastrear a trajetória, atuação e produção de Cornélio Pires.

Palabras clave : Cornélio Pires; caipira/do campo; música; Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )