SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57Música popular e nacionalismo nos acampamentos insurgentes. Cuba (1895-1898)Um canto em movimento: " Não nos moverão" nos Estados Unidos, na Espanha e no Chile nos séculos XIX e XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Historia Crítica

versão impressa ISSN 0121-1617

Resumo

SANTOS DE MATOS, Maria Izilda  e  BRUNO FERREIRA, Elton. Entre causos e canções: Cornélio Pires e a cultura caipira (São Paulo, 1920-1950)Entre histórias e canções: Cornélio Pires e a cultura do caipira (São Paulo, 1920-1950). hist.crit. [online]. 2015, n.57, pp.37-54. ISSN 0121-1617.  https://doi.org/10.7440/histcrit57.2015.03.

Este artigo, inserido na perspectiva da história cultural e da história da música, centra-se na trajetória de um gestor cultural, Cornélio Pires,um personagem que tentou preservar a cultura caipira difundindo-a por meio de publicações, registros sonoros/gravações, produções de espetáculos (encenações e música, apresentando violeiros e bandas) e fazendo possível sua divulgação na rádio. Em contraste às transformações urbanas vividas na cidade de São Paulo, emergem representações do campo e da vida no interior, o que constitui diferentes correntes que depois valorizam o homem caipira/do campo e logo o criticam. É a partir desse contexto que se tentou rastrear a trajetória, atuação e produção de Cornélio Pires.

Palavras-chave : Cornélio Pires; caipira/do campo; música; Brasil.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )