SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número58A implantação do paternalismo industrial na Compañía Minera e Industrial de Chile (1920-1940Dependências temporais e mudanças institucionais na América hispânica no final do século XVIII e início do XIX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Historia Crítica

versão impressa ISSN 0121-1617

Resumo

PENA MEJIA, Adriana. História da escultura moderna e das viagens culturais de artistas colombianos a Paris depois de 1945. hist.crit. [online]. 2015, n.58, pp.139-154. ISSN 0121-1617.  https://doi.org/10.7440/histcrit58.2015.07.

Este artigo pretende compreender de que maneira as viagens culturais realizadas pelos artistas Eduardo Ramírez Villamizar, Edgar Negret e Feliza Bursztyn a Paris depois de 1945 contribuíram para a consagração artística destes e para a configuração da arte moderna na Colômbia. Analisando suas trajetórias plásticas, expõem-se as razões que os estimularam a viajar a Paris num período em que Nova York se convertia num novo centro artístico. Desta pesquisa, concluiu-se que a estada parisiense realizada pelos artistas colombianos depois de 1945 favoreceu a aceitação social da arte abstrata, bem como a utilização de materiais industriais e de resíduos como novos referentes plásticos. Tratou-se, portanto, de dois eventos significativos que levaram a arte moderna colombiana à sua total renovação.

Palavras-chave : Colômbia; viagens; Paris (Thesaurus); arte moderna; escultura; escultura (autorde palavras-chave).

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )