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Historia Crítica
versão impressa ISSN 0121-1617
Resumo
ALARCON TOBON, Santiago e VILLEGAS VELEZ, Andrés. Processos e disputas na formação do espectador: censura moral e cinefilia em Medellín, 1945-1958. hist.crit. [online]. 2021, n.79, pp.71-92. ISSN 0121-1617. https://doi.org/10.7440/histcrit79.2021.04.
Objetivo/Contexto:
este artigo aborda as estratégias e as práticas pelas quais a Igreja católica e o Cineclube de Medellín, Colômbia, impulsionaram formas específicas de ver e julgar as obras cinematográficas a meados do século xx nessa cidade.
Metodologia:
para atingir esse objetivo, recorreu-se à crítica de fontes documentais impressas, como jornais, revistas, livros, anuários estatísticos e legislação, que foi complementada com a revisão de bibliografia pertinente.
Originalidade:
a revisão documental levou à hipótese de que, à diferença da visão tradicional, o papel da Igreja não tenha sido reduzido à sua intervenção na censura cinematográfica oficial e na censura moral pela classificação dos filmes. Essa instituição também foi particularmente ativa na publicação de boletins e livros, na criação de fóruns de cinema e na organização de palestras. O Cineclube, por sua vez, foi uma entidade que teve como objetivo exibir filmes que, pela censura ou por sua pouca atratividade para o grande público, não eram oferecidos nas salas comerciais, o que ganhou a hostilidade da Igreja e dos setores mais conservadores da cidade, e lhe dificultou encontrar sócios e realizar exibições com regularidade. O encontro entre esses dois atores sociais torna evidente uma disputa no âmbito da exibição cinematográfica que ainda não foi explorada historiograficamente.
Conclusões:
a Igreja católica esteve interessada em exercer sua capacidade de controle moral, mas não restringiu suas atividades a esse, já que também pretendeu formar seus fiéis nos aspectos técnicos e artísticos do meio em prol de construir um espectador católico, entendido como um espectador que visse e julgasse um filme como una obra de arte sem esquecer a moral cristã. Em simultâneo, o Cineclube tentava formar cinéfilos nos quais o amor pelo cinema envolvia um julgamento estético autônomo apoiado numa relativa cisão entre qualidade e moralidade. Ambos os posicionamentos entraram em conflito, o que ocasionou o fechamento da instituição laica.
Palavras-chave : censura moral; cineclubes; cinefilia; cinema; Medellín; público.