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Historia Crítica

versión impresa ISSN 0121-1617

Resumen

PINI, Ivonne  y  BERNAL, María Clara. Arte abstrata na década de 1950 em Bogotá: a visão dos críticos sobre os artistas e a dos artistas como críticos. hist.crit. [online]. 2022, n.84, pp.79-101.  Epub 03-Mayo-2022. ISSN 0121-1617.  https://doi.org/10.7440/histcrit84.2022.04.

Objetivo/contexto:

a década de 1950 foi crítica para as discussões que ocorreram sobre a pertinência da abstração como linguagem plástica nas artes na Colômbia. Os encontros e os desencontros produzidos a respeito disso entre artistas, críticos e público em geral testemunharam aspectos mais amplos, como a busca de uma linguagem própria, a necessidade de internacionalizar a arte nacional, a importância de educar sobre e por meio da arte e o papel da crítica de arte. Este artigo ressalta a complexidade dessas discussões entre diferentes atores do meio artístico e mostra o que, segundo cada um deles, estava em jogo com a adoção ou não da arte abstrata no panorama da capital colombiana.

Metodologia:

parte-se de uma revisão exaustiva de material hemerográfico para fazer um percorrido pelas posturas de alguns críticos e artistas da década que entraram com tudo nos debates entre abstração e figuração.

Originalidade:

embora o tema de abstração seja trabalhado na Colômbia nos últimos anos por acadêmicos, como Ana María Franco e Carmen María Jaramillo, este artigo proporciona uma visão dos textos críticos sobre abstração mais do que as obras em si ou os artistas.

Conclusões:

a partir da revisão do material hemerográfico, foram vislumbradas várias particularidades do conflito que a proposta abstrata e a figuração enfrentavam no campo artístico. De um lado, é evidenciado um choque geracional entre os artistas que representavam as propostas das décadas dos anos 1930 e 1940 e as novas linguagens surgidas nos anos 1950. Por outro lado, a posição de um grupo de críticos de arte de ativa participação no período permite visualizar duas posturas: a de quem considerava que ambas as tendências artísticas podiam coexistir e a de quem propunha uma contradição irremediável entre elas.

Palabras clave : abstração; arte colombiana; crítica de arte; internacionalismo; modernidade.

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