SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50¿Cuál es la tarea de la educación? Despertando el deseo de querer existir en el mundo de una manera adultaRiquezas y límites del enfoque por "competencias" del ejercicio de la profesión docente hoy índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Pedagogía y Saberes

versión impresa ISSN 0121-2494

Resumen

ZAMBRANO LEAL, Armando. Natureza e diferenciação do saber pedagógico e didático. Pedagogía y Saberes [online]. 2019, n.50, pp.75-84. ISSN 0121-2494.

Preponderante na história, a pedagogia ocupa-se e reflexiona sobre as finalidades da ação educativa. Na modernidade, ela trabalha sobre a liberdade e a autonomia, princípios iluministas. A didática, por seu lado, se restringe à relação aprendizagem-ensino e é a filha da razão instrumental. Em termos de epistemologia, ela trabalha sobre os saberes disciplinares. A chegada da didática aconteceu no final dos anos sessenta e ilustra o poder das ciências na educação escolar. Como produto da reflexão e da pesquisa, observa-se nestes domínios a presença do verbo saber. Por um lado, falamos do saber pedagógico, e por outro, do saber didático.Esse conceito, sua natureza e sua diferença são o objeto deste artigo de pesquisa.

Palabras clave : pedagogia; didática; saber escolar; saber disciplinar; saber pedagógico; saber didático; saber comum.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )