SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51Orientación educativa en Colombia: una línea de trabajo con pretensiones de cientificidadLa educación en la era de lo securitario: el declive de la disciplina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Pedagogía y Saberes

versión impresa ISSN 0121-2494

Resumen

LOUREIRO, Carine Bueira  y  LOPES, Maura Corcini. Aprendizagem: o imperativo de uma nova ordem econômica e social para o desenvolvimento. Pedagogía y Saberes [online]. 2019, n.51, pp.89-101. ISSN 0121-2494.

O objetivo deste artigo é problematizar como o conceito de desenvolvimento e o de aprendizagem se articulam, subjetivando os indivíduos para uma cultura digital. A pesquisa documental permitiu a identificação de dois eixos analíticos, a saber: desenvolvimento e ensino e aprendizagem. Utilizase dos conceitos de discurso e subjetivação para demonstrar que, no cerne dos discursos que aliam o desenvolvimento à aprendizagem, está a constituição do Homo economicus discentis accessibilis.

Palabras clave : tecnologias digitais; aprendizagem; desenvolvimento; prática discursiva; subjetivação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )