SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54Conviene formar al hombre si debe ser tal: la Didáctica Magna de Comenius y el problema de la formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Pedagogía y Saberes

versión impresa ISSN 0121-2494

Resumen

TRUJILLO, Aliex. A linhagem técnica da Didáctica Magna. Pedagogía y Saberes [online]. 2021, n.54, pp.97-109.  Epub 05-Feb-2022. ISSN 0121-2494.  https://doi.org/10.17227/pys.num54-11807.

Os saltos nos esquemas técnicos vão da abstração magnífica na artificialidade, até a concretização no humano. 0 esquema técnico do preceptor privado medieval tem um salto em seu esquema técnico, para o esquema técnico do preceptor público, tal como aparece na obra Didática Magna de Jan Amos Comenius. A educação, com a didática, vira sistema, se concretiza com um salto nos esquemas da técnica educativa e se acopla como cobertura de um serviço de conhecimento. 0 artigo é uma reflexão no âmbito de um projecto financiado pelo Centro de Investigação da Universidade Pedagógica Nacional (CIUP), sob o título: "0 campo e a pedagogia". Uma análise da grande Didáctica do Comenius.

Palabras clave : analogia; cobertura educacional; didática; técnica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )