SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57El currículo en el siglo XXI: competencias, identidades y profesionesPosibilidades para una gobernanza escolar democrática en los currículos brasileños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Pedagogía y Saberes

versión impresa ISSN 0121-2494

Resumen

CORREA MOSQUERA, Deicy  y  PEREZ PINON, Francisco Alberto. A transversalidade e transversalidade curricular: uma reflexao necessária. Pedagogía y Saberes [online]. 2022, n.57, pp.39-49.  Epub 15-Nov-2022. ISSN 0121-2494.  https://doi.org/10.17227/pys.num57-13588.

Este artigo analisa o principio da transversalidade e estabelece o papel que desempenha na transformado do currículo. Assim, levanta-se o caráter complexo do significado da transversalidade e a importancia que tem de redimensionar o currículo e produzir novas formas alternativas de organizado dos conteúdos formativos. A análise da transversalidade baseia-se em autores do campo filosófico e sociológico, descreve e interpreta algumas abordagens consideradas relevantes para a introduao dos aspectos metodológicos conceptuais relacionados com a construao de currículos transversais. Finalmente, o artigo conclui que a transversalidade é o alicerce de uma nova cultura de formado e de uma visao de aprendizagem alternativa orientada para uma finalidade social, e que a sua aplicado no campo educacional pode levar a produdo de novas modalidades de formado, flexíveis, abertas e inclusivas.

Palabras clave : transdisciplinaridade; currículo; rizoma formado transversal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )