SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57Posibilidades para una gobernanza escolar democrática en los currículos brasileñosDocentes y saberes escolares de las ciencias sociales: la evaluación como mandato curricular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Pedagogía y Saberes

versión impresa ISSN 0121-2494

Resumen

MARTINEZ-MORA, Nathalia. As ciencias sociais escolares na Colombia ao quadro da história: explorando o visível e o enunciável. Pedagogía y Saberes [online]. 2022, n.57, pp.61-80.  Epub 15-Nov-2022. ISSN 0121-2494.  https://doi.org/10.17227/pys.num57-13983.

Este artigo sintetiza os resultados da pesquisa derivada da tese de doutorado da autora, sobre o processo de disciplinarizaao das ciencias sociais escolares na Colombia entre 1936 e 1984, junto com suas relates nas epistemologías das ciencias sociais no marco da emergencia da história das disciplinas e saberes escolares como campo de pesquisa. Apresenta como contributes para o estudo deste campo cinco seoes que descrevem a trajetória investigativa, levando em conta: 1) o lugar de enunciado do autor; 2) a definido do objeto de investigado e dos referenciais teóricos centrais; 3) a problematizaao e os níveis de análise desde onde partiu-se; 4) a opao metodológica; 5) as principais descobertas.

Palabras clave : ciencias sociais escolares; epistemologia das ciencias sociais; história das disciplinas; história dos saberes escolares; Colombia..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )