SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57Docentes y saberes escolares de las ciencias sociales: la evaluación como mandato curricularExpresiones de violencia epistémica en la formación inicial docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Pedagogía y Saberes

versión impresa ISSN 0121-2494

Resumen

ROCHA, María Milagros. Anotagoes para pensar as masculinidades no ensino de história. Pedagogía y Saberes [online]. 2022, n.57, pp.97-110.  Epub 18-Nov-2022. ISSN 0121-2494.  https://doi.org/10.17227/pys.num57-13934.

O presente artigo analisa quais vozes de genero e masculinidades prevalecem no ensino de história, pesquisando diversos documentos (Planos de Estudos, programas, Desenhos Curriculares) do final do século xix, início do século xx e do xxi, na Argentina. Os documentos até agora consultados permitem-nos identificar o protagonismo de uma masculinidade hegemónica (Connell, 1997), uma baixa presenta de mulheres, aliada a incorporado nos últimos anos de outros sujeitos masculinos (de certa forma também dominantes) diante da entrada da “história desde abaixo”. Pretende-se problematizar definitivamente o currículo como um artefato cultural, histórico, de genero e situado, bem como identificar quais sujeitos históricos sao destaca dos e nomeados nas fontes.

Palabras clave : ensino de história; currículo; masculinidades; código disciplinars.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )