SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57Apuntes para pensar las masculinidades en la enseñanza de la historiaObjeto, propósitos y formas de intervención de la expresión motriz índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Pedagogía y Saberes

versión impresa ISSN 0121-2494

Resumen

RIVAS VALENZUELA, Marcela. Expressoes de violencia epistémica na formagao inicial de profesores. Pedagogía y Saberes [online]. 2022, n.57, pp.111-120.  Epub 18-Nov-2022. ISSN 0121-2494.  https://doi.org/10.17227/pys.num57-14365.

O presente artigo reflexivo, desenvolve uma linha argumentativa a partir do confronto teórico-analítico da episteme educacio nal no campo da forma^ao inicial de professores. As categorías apresentadas mostram tres tipos de expressoes de violencia epistemica derivadas da colonialidade na frente de alguns conhecimentos instituídos na academia universitária como espado de privilégio e poder, configurando relaces dadas no binário pedagógico de inclusao e exclusao. A abordagem apresentada, permite repensar o fenómeno educacional a partir da compreensao prática do trabalho académico, especialmente quando algumas dessas expressoes categóricas parecem ser ignoradas, tornadas invisíveis ou naturalizadas nos estudos pedagógicos, ato que leva ao seu enraizamento na práxis educacional e, portanto, nao se percebe a sua incidencia na deslegitima^ao do outro/ sujeito epistemico, como legítimo portador de saberes e conhecimentos de valor.

Palabras clave : formado inicial de professores; violencia epistémica; colonialidade; academia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )