SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57Objeto, propósitos y formas de intervención de la expresión motrizAproxímacíones entre la filosofía antígua y el pensamíento de Paulo Freíre: desafíos para pensar la clase en el presente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Pedagogía y Saberes

versión impresa ISSN 0121-2494

Resumen

RICHTER VOIGT, Jane Mery; ALEXANDRE, Dilma  y  DUARTE PILLOTTO, Silvia Sell. Práticas educativas e o currículo da educagao básica no Brasil: desafios para professores(as) dos anos iniciais. Pedagogía y Saberes [online]. 2022, n.57, pp.131-142.  Epub 18-Nov-2022. ISSN 0121-2494.  https://doi.org/10.17227/pys.num57-13524.

Este artigo tem como objetivo proporcionar reflexoes sobre os desafios de professores (as) dos Anos Iniciáis do Ensino Funda mental em rela^ao as suas práticas educativas e curriculares. O referencial teórico da pesquisa contempla estudos sobre o currículo e as práticas educativas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com entrevistas com professoras dos anos iniciais de uma escola pública da rede municipal de uma cidade do norte de Santa Catarina Brasil. Por meio de análise de conteúdo, os resultados ressaltam a necessidade da profissionaliza^ao dos professores e de autonomia curricular. Portanto, é preciso uma discussao coletiva de um projeto educacional que partilhe um currículo onde se respeite as diversidades culturais e sociais das crianzas, assim como da comunidade.

Palabras clave : práticas educativas; currículo; anos iniciais; projeto político pedagógico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )