SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57Prácticas educativas y currículo de educación básica en Brasil: desafíos para los profesores de los años iniciales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Pedagogía y Saberes

versión impresa ISSN 0121-2494

Resumen

GOUVEA-CAMPESATO, Maria Alice. Aproxímales entre a filosofía antiga e o pensamento de Paulo Freíre: desafíos para pensar a aula no presente. Pedagogía y Saberes [online]. 2022, n.57, pp.143-156.  Epub 18-Nov-2022. ISSN 0121-2494.  https://doi.org/10.17227/pys.num57-14433.

Este artigo, que resulta do recorte de uma pesquisa que investigou a aula desde a tradiao greco-romana as práticas pedagó gicas inovadoras, busca refletir a partir de uma perspectiva foucaultiana, sobre a educado no contemporáneo neste espado microfísico de encontro entre vivos e mortos, que é a aula. Para tal, estabelece uma aproximado entre a filosofia antiga e o pensamento do educador brasileiro Paulo Freire no ano de seu centenário, tomando os exercícios espirituais aprender a viver, aprender a morrer, aprender a ler e aprender a dialogar (Hadot, 2014a) como uma abertura para pensar outras aulas possíveis e, por conseguinte, outros mundos possíveis.

Palabras clave : escola contemporánea; exercícios espirituais; pedagogia do oprimido.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )