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Tecné, Episteme y Didaxis: TED

versión impresa ISSN 0121-3814

Resumen

SILVA ROCHA SOBREIRA, Elaine; APARECIDA VIVEIRO, Alessandra  y  VILHETE VIEGAS D'ABREU, João. Aprendizagem criativa na construção de jogos digitais: uma proposta educativa no ensino de ciências para crianças. Rev. Fac. Cienc. Tecnol. [online]. 2018, n.44, pp.71-88. ISSN 0121-3814.

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) podem ser importantes aliadas no Ensino de Ciências para crianças, já que possibilitam um trabalho diversificado. A partir desta perspectiva, relatamos uma experiência de criação de jogos digitais por estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública brasileira. Nela, o professor teve um importante papel de designer da atividade, promovendo a criação de um ambiente construcionista por meio de um projeto que envolveu a aprendizagem criativa na construção de jogos digitais com interação física. A temática escolhida para esta investigação abrangeu o conteúdo de Energia e o uso do Scratch para programação dos jogos digitais, assim como a utilização de placas de prototipagem e outros recursos de interação física. As análises revelaram indícios de que a proposta favoreceu a aprendizagem dos conteúdos de Ciências, bem como suas in-terações com as tecnologias. Observamos essas aprendizagens a partir da reelaboração de conhecimentos prévios em direção aos conhecimentos científicos, aquisição de vocabulário e maior autonomia na tomada de decisões. Os estudantes envolveram-se em ações que favoreceram tanto o letramento científico quanto o digital, reconhecendo-se como produtores de jogos, ricos em contexto e propostas atrativas e significativas.

Palabras clave : Jogos digitais; energia; construcionismo; alfabetização científica.

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