SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Factores afectivos y cognitivos en el aprendizaje de los cambios físicos y químicos de la materia en alumnos de Educación Secundaria¿Cursar un posgrado en educación en ciencias mejora la enseñanza? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Tecné, Episteme y Didaxis: TED

versión impresa ISSN 0121-3814

Resumen

PARGA LOZANO, Diana Lineth. Pesquisas na Colômbia sobre livros de texto de química: análise documental. Rev. Fac. Cienc. Tecnol. [online]. 2018, n.44, pp.111-128. ISSN 0121-3814.

Os livros de texto têm sido pesquisados desde perspectivas como a didática das ciências, que contribuíram com resultados para seu melhoramento. Considerando isso, proponemos mediante uma abordagem qualitativa com análise de conteúdo, caracterizar tendências de pesquisa em livros de texto de química (ltq) na Colômbia. Assim, analisamos 33 documentos (dissertações, artigos e ponencias) que investigaram sobre este tema e permitiram identificar o surgimento de 4 categorias (análise de conteúdos, análise didático, evolução dos ltq e os autores) que evidenciam uma tendência de pesquisa sobre conceitos, análises histórico-epistemológicas, pesquisas sobre erros conceituais, imagens distorsionadas da química, falta de relação entre o metadisciplinar e interdisciplinar e um constructivismo incipiente.

Palabras clave : Livros de texto; química; conteúdos; educação científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )