SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número55¿Influye la innovación y la cooperación en la competitividad de las pymes? evidencia en el sector metalmecánico AndaluzCrisis y venta de grandes empresas en Argentina en los años noventa. El caso de Alpargatas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Innovar

versión impresa ISSN 0121-5051

Resumen

MARTINS, Izaias; RIALP, Alex; RIALP, Josep  y  ALIAGA-ISLA, Rocío. O uso das redes como propulsor para a orientação empreendedora e o crescimento da pequena e média empresa. Innovar [online]. 2015, vol.25, n.55, pp.117-130. ISSN 0121-5051.  https://doi.org/10.15446/innovar.v25n55.47227.

Este artigo apresenta os resultados de una pesquisa realizada entre 121 pequenas e médias empresas (PMEs) manufatureiras na Espanha. O objetivo principal deste estudo é explorar o impacto do uso das redes sobre o desenvolvimento da orientação empreendedora e do crescimento da empresa. Considerando a possibilidade de controlar possíveis tendências e, atendendo às sugestões de estudos prévios, utilizamos medidas objetivas de rendimento. Para a análise dos dados, foram aplicados modelos de equações estruturais. Os resultados mostram um impacto positivo do uso das redes no desenvolvimento da orientação empreendedora; além disso, confirmam o efeito positivo e significativo da orientação empreendedora sobre o crescimento e, finalmente, indica um efeito, tanto direto quanto indireto, do uso das redes sobre o crescimento da PMEs.

Palabras clave : Redes; orientação empreendedora; PME; crescimento empresarial; Espanha.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )