SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2APENDICETOMÍA POR LAPAROSCOPIA: RESULTADOS DE 91 CASOSFATORES DE ASSOCIAÇÃO RELACIONADOS COM O RENDIMENTO À UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVOS EM PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE MALÁRIA NO HOSPITAL MILITAR CENTRAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark

Revista Med

versão impressa ISSN 0121-5256

Resumo

CAMPO-ARIAS, ADALBERTO  e  HERAZO, EDWIN. CEFALEIA COMO SINTOMA DE ABSTINÊNCIA À CAFEÍNA: UM ESTUDO POPULACIONAL. rev.fac.med [online]. 2008, vol.16, n.2, pp. 176-183. ISSN 0121-5256.

A cefaléia é um sintoma freqüente na população, contudo na Colômbia não se pesquisou este sintoma durante a abstinência à cafeína nem as variáveis associadas por gênero. O objetivo deste estudo foi o de conhecer a freqüência da cefaléia como sintoma de abstinência à cafeína e as variáveis associadas, segundo o gênero, em adultos entre 18 e 65 anos da Bucaramanga, Colômbia. Desenhou-se um estudo transversal com uma mostra de adultos consumidores diário de café durante o último mês, mediante regressão logística se ajustaram as variáveis relacionadas com a presença de cefaléia, segundo o gênero, encontrando-se que 1119 pessoas informaram consumo diário de café. A média para a idade foi 41,0 anos e para a escolaridade, 8,4anos. O 69,0% foram mulheres, o 60,1%, tinha casal estável, o 49,9%, um trabalho remunerado, o 66%, residia em estrato sócio econômico meio ou alto e o 28,7%, informou cefaléia durante a abstinência. Nas mulheres, as variáveis associadas à cefaléia foram: tomar três ou mais xícaras de café ao dia (OR=3,51; IC95% 2,54-4,86), baixa escolaridade (OR=2,34; IC95% 1,38-3,97), baixo nível sócio econômico (OR=2,07; IC95% 1,48-2,89) e idade maior de 45 anos (OR=1,43; IC95% 1,03-2,00). Em varões, as variáveis relacionadas com cefaléia foram transtornos mentais comuns (OR=3,46; IC95%1,62-7,37) e tomar três ou mais xícaras de café ao dia (OR=2,09; IC95%1,14-3,82). Com estes dados concluímos que na população de estudo, aproximadamente um terço de adultos informam cefaléia durante a abstinência à cafeína e que em mulheres e homens, este sintoma guarda uma relação evidente com tomar três, ou mais xícaras de café diárias.

Palavras-chave : cefaléia; cafeína; síndrome de abstinência a substâncias.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol