SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Derechos humanos, buenas prácticas y responsabilidad social. Aproximación cualitativa en empresas familiaresEl crimen organizado y la fragilidad institucional como condicionantes del desarrollo: el Estado mexicano asediado por el narcotráfico y sus impactos desestructurantes en el tejido social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Revista Facultad de Ciencias Económicas: Investigación y Reflexión

versión impresa ISSN 0121-6805

Resumen

RIBEIRO FERREIRA, Lusia et al. O efeito das agoes afirmativas na permanencia dos estudantes de uma universidade federal brasileira: análise sob a perspectiva da teoria da justiga. Rev.fac.cienc.econ. [online]. 2020, vol.28, n.1, pp.123-143.  Epub 25-Nov-2020. ISSN 0121-6805.  https://doi.org/10.18359/rfce.4669.

Este estudo tem o objetivo de identificar as agoes afirmativas (aa) que sao promovidas entre os estudantes dos cursos de negócio de uma universidade federal brasileira e analisar se, na opiniao deles, elas cumprem com os pressupostos fundamentais da teoria da justiga de John Rawls. Na pesquisa documental de aa, a residencia dos estudantes, o apoio financeiro para dependentes, a alimentado, o transporte, a permanencia e o apoio pedagógico sao examinados. Participaram da pesquisa 62 estudantes. Os resultados mostram que os fatores pessoais, em especial os de natureza psicológica, afetam de maneira negativa a permanencia e o desempenho dos universitários. Considerando a percepgao dos estudantes sobre os princípios de liberdade igualitária e igualdade de oportunidades, entende-se que as aa da universidade refletem os pressupostos da teoria da justiga.

Palabras clave : agoes afirmativas; teoria da justiga de John Rawls; ensino superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )