SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35La imagen que viene: un régimen escópico entre la Bildwissenschaft y los "pequeños monstruos"Ciudades tatuadas: arte callejero, política y memorias visuales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Nómadas

versión impresa ISSN 0121-7550

Resumen

CABRA, Nina Alejandra. Entre el fantasma, el Avatar y otras mutaciones de la imagen. Nómadas [online]. 2011, n.35, pp.81-97. ISSN 0121-7550.

Este artigo propõe uma reflexão sobre as implicações da virtualidade em uma das formas de jogo contemporâneo de maior impacto entre os jovens de diversos grupos sociais: o videogame. Tal reflexão parte da consideração do jogo como um fator de mudança e produção cultural, assim como da importância da virtualidade e da simulação como elementos-chave do videogame. Nesta relação encontra-se uma profunda afetação das formas de produção de subjetividade e de modos de conhecer e compreender o nosso entorno, ao outro e a nós mesmos. Finalmente, reflexiona-se sobre as implicações de investigar o mundo do videogame, em torno a uma etnografia virtual.

Palabras clave : videogames; realidade virtual; simulação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )