SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35La Virgen de Chiquinquirá y la religión muiscaLa platería andina colonial a través de la historia de la familia Sacayco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Historia y Sociedad

versión impresa ISSN 0121-8417

Resumen

KAWAMURA KAWAMURA, Yayoi. Encontro multicultural na arte de verniz de Pasto ou a laca do Vice-reinado do Peru. Hist. Soc. [online]. 2018, n.35, pp.87-112. ISSN 0121-8417.  https://doi.org/10.15446/hys.n35.69838.

Dentro dos múltiplos influxos e fontes de inspiração que puderam existir para o desenvolvimento da arte do verniz de Pasto, este estudo centra-se em identificar as impressões presentes do estilo namban, um tipo de laca japonesa de exportação (ca. 1580- ca. 1630). Nessa medida, ao analisar uma arqueta de verniz de Pasto adornada com umas iconografias e inscrições muito singulares, indaga-se pelos possíveis influxos da laca japonesa e do erudito mundo dos emblemas e livros moralizantes -desenvolvidos amplamente na Espanha durante os séculos XVI e XVII- na arte do verniz de Pasto. Para completar a análise iconográfica também se consideram as imagens baseadas na cultura quéchua, em concreto, a da serpente Amaru. Tais averiguações foram feitas através do método comparativo, já que esse permitiu estabelecer dois tipos de paralelos: por um lado, contrastar as técnicas e motivos decorativos da laca namban com os do verniz de Pasto; e por outro, comparar as inscrições e imagens deste último com as imagens e emblemas espanhóis dos séculos XVI e XVII. O estudo evidencia que o verniz de Pasto é representativo da grande capacidade dos vice-reinados americanos para absorber diferentes culturas, demostrando assim que -a nível material, neste caso- eles foram consequência da fusão produzida no Novo Mundo entre a cultura europeia, a asiática e a autóctone. O texto conclui que apesar da ausência de evidências documentais sobre os assentamentos de envernizadores nos Andes centrais e dos estilos cultivados ali, a arqueta analisada com a imagem de Amáru, mostra-se como uma prova significativa para iniciar indagações a fundo sobre a possível presença e elaboração desta técnica mista naquela região.

Palabras clave : (Autora) Amáru; Andes centrais; emblema; laca namban; verniz de Pasto.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )