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Historia y Sociedad

versão impressa ISSN 0121-8417

Resumo

JIMENEZ MENESES, Orián  e  VASQUEZ PINO, Daniela. De menino enjeitado a pintor de Quito e Popayán. Hist. Soc. [online]. 2018, n.35, pp.271-288. ISSN 0121-8417.  https://doi.org/10.15446/hys.n35.71257.

Os testamentos e codicilo transcritos e analisados nesta seção pertencem ao pintor Pedro Tello, natural de Quito e vizinho de Popayan. Estes documentos foram escritos a meados do século XVIII e início do século XIX. A particular vida de Pedro Tello permitiu rastreá-lo entre estas duas cidades e confirmar que foi um dos tantos artistas da época colonial que permaneceram no esquecimento, tanto da historiografia equatoriana como da colombiana. Apesar de ter sido "enjeitado [abandonado] às portas" de Juan Antonio Tello, Pedro teve uma boa vida graças a seu ofício como pintor, contando com atelier e aprendizes em ambas localidades. Desta forma, o artífice adquiriu bens para se manter com sua esposa María Ventura dos Cobos, comprar casa em Popayan e deixar legado a sua mãe Tomasa Rosales. Assim, nosso interesse é mostrar a variedade de dados que são encontrados ao cruzar a informação destes testamentos de Popayan com os expedientes quitenhos. A vida do artista já não está dividida pelos limites nacionais atuais; sua trajetória vai se completando à medida que encontramos mais documentos que afiançam nosso conhecimento sobre seu itinerário, seus negócios, sua caridade e seus conhecimentos. Esta informação faz parte do rastreio documental realizado por nós sobre artistas e artesãos durante os séculos XVII e XVIII no sudoeste do Novo Reino de Granada e a Real Audiência de Quito.

Palavras-chave : (Tesauro) artista. (Autor) Real Audiência de Quito; escritura em cartório; Novo Reino de Granada; testamento.

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