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Historia y Sociedad

versão impressa ISSN 0121-8417versão On-line ISSN 2357-4720

Resumo

ARIMURA, Ríe. A Arte namban e sua globalidade: um caso do mural novohispano O grande martírio do Japão em 1597. Hist. Soc. [online]. 2019, n.36, pp.21-56.  Epub 17-Maio-2019. ISSN 0121-8417.  https://doi.org/10.15446/hys.n36.73460.

Tradicionalmente, a arte namban tem sido vista como um simples produto de intercâmbios entre Japão, Portugal e Espanha. A historiografia tende a se centrar unicamente nas contribuições artísticas da Companhia de Jesus por estabelecer uma escola de pintura no Japão. Deste modo, tem sido enfatizada a relevância da rota indo-portuguesa na história intercultural. Não obstante, os avanços nas pesquisas das últimas décadas identiicam que as obras namban se conformam como herança artística de diversas regiões do mundo que estavam conectadas através das rotas transoceânicas portuguesas e espanholas. De igual modo, a arte namban japonesa influiu nas produções artísticas do outro lado do mundo. Em resumo, a arte namban não pode ser entendida sem ter em conta suas implicações globais. Este artigo clariica as mudanças na compreensão epistemológica da arte namban e suas redeinições mediante uma revisão historiográica. Também ressalta a importância da América hispânica nos mecanismos de intercâmbio artístico. Estas interações se deram de forma mútua, já que o Novo Mundo é uma das regiões onde a arte japonesa teve uma influência significativa nas produções locais. Para exemplificar este fenómeno, este trabalho aborda a influência da arte namban na pintura mural O grande martírio do Japão em 1597 em Cuernavaca, Morelos, México.

Palavras-chave : (Tesauro) artes; história da arte; arte asiática; arte latino-americana. (Author) arte namban; arte kirishitan; Arte colonial hispano-americana.

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